Papel Zero (um projeto transformador)

O uso de papel cresceu mais de 400% em todo o mundo nos últimos 40 anos. A consequência disso é o derrubamento em massa de árvores e mais árvores, e esse desmatamento causado para produzir papel é um grande ameaça para o meio ambiente.

Uma resma de papel consome 3,5 kg de gás carbônico (CO²), o que significa que no país o desperdício anual de CO² chega a 1.400 toneladas.

Todas estas alterações têm impacto na biodiversidade. A expansão das plantações de árvores para produção de pasta de celulose diminui e fragmenta os Pastizales, o que , por sua vez, altera a fauna, diminuindo a quantidade de espécies e número de indivíduos por perda ou degradação de seus habitats.

Precisamos de despertar e perceber que o planeta é um lugar de todos os que o habitam: humanos e animais e outras espécies vivas. É um dever de cada um respeitar o que é de todos nós!

O projeto Papel Zero desafia todos a uma mudança de hábitos e alteração de rotinas! Reduzindo o consumo de papel de forma sustentada, abandonando os processos que envolviam a impressão e o uso indiscriminado de papel, com vista a criar condições para que o Grupo Escoteiro Ribeirão Preto possa ser “eco-friendly”, consolidando assim o processo de transição para um Grupo Escoteiro mais digital e inovador.