Vitor Lopes Gonçalves, atual Chefe responsável da Alcateia "Foca Branca", foi jovem no movimento escoteiro na Tropa Sênior e no Clã Pioneiro. Hoje, como escotista do Ramo Lobinho, quer contribuir para a construção de um mundo melhor, a partir de cidadãos melhores, além de retribuir o que o movimento escoteiro proporcionou para si nos anos em que foi jovem beneficiário. Graduado em Química e curioso pela ciências da natureza, gosta do ar livre e do contato com a natureza.
Chefe Assistente da Alcateia "Foca Branca", Leticia Olops Marani, está no Movimento Escoteiro desde 2018. Casada com Ronaldo há 18 anos e mãe do Otávio (15 anos) e do Luca (11 anos), é biomédica pós graduada em onco-hematologia com ênfase em terapia celular e células-tronco. Apaixonada por ciência e pesquisa, pela vida ao livre e por esportes de aventura, vê na educação não-formal promovida pelo escotismo a promoção de valores e desenvolvimento pessoal almejada e tão necessária em nossa sociedade.
Chefe assistente da Alcateia "Foca Branca", Kami (Ronaldo Munenori Endo) foi escoteiro e sênior em sua juventude e hoje faz um resgate existencial no Movimento Escoteiro junto com sua esposa Inoelisa (mãe de apoio) e suas filhas: a Guia Tainá (15 anos) e a Escoteira Luna (11 anos). É ambientalista, educador social e professor. Aprendeu no movimento escoteiro a olhar a vida como uma bela aventura, a contemplar a natureza como um maravilhoso presente do universo e ter na humanidade a esperança do espírito de comunhão. Estar com crianças, jovens e escotistas no movimento escoteiro é fazer parte de uma fraternidade planetária, em que todos se desenvolvem, compartilham sonhos e esperanças, superam seus limites e se entregam ao bem comum.
Chefe assistente da Alcateia "Foca Branca", Talita Peixoto Almeida, casada há 10 anos com o Nilton Jr. com quem tenho 3 filhos: Felipe, que é lobinho; Ana Sofia que já está quase convencida a ingressar, e Lolô, a caçula. É nutricionista por formação, empresária por vocação e atualmente assistente de chefes do movimento escoteiro. Um dos seus propositos de vida é aprender e crescer através do movimento para que possa auxiliar o jovem a encontrar propósito, sentido e força interior.
Chefe Responsável da Tropa Escoteira "Arara Azul", Mateus Machado está no Movimento escoteiro desde sempre. Foi lobinho, escoteiro e fez sua passagem para a Tropa Sênior, quando saiu de casa para estudar e, por isso, deu uma pausa na vida escoteira, voltando como Escotista voluntário quando sua filha, Ana Clara, atingiu a idade para também estar no movimento. Casado com a mãe de apoio Talita, que também já foi chefe assistente da Tropa Sênior, está no GE 356º Ribeirão Preto há 8 anos. É graduado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Segurança do Trabalho. É conhecido como Chefe BAGUNCEIRO. A proposta de estar no Movimento é servir a comunidade (mas, isso é só o pretexto para nosso próprio desenvolvimento). Acredita que se desenvolve muito mais com as experiências que compartilha no movimento escoteiro e um pouquinho de cada um que é doado aqui, tem uma representação gigantesca no final da linha. Uma vez Escoteiro, sempre Escoteiro!
Chefe Assistente da Tropa Escoteira "Arara Azul", Letícia Reis é casada há 16 anos, tem 2 filhos (o caçula, Guilherme, no Ramo Lobinho). É formada em Administração de Empresas, atuando no sistema de faturamentos e contas a receber. Ama estar no meio das crianças e dos jovens, é apaixonada pela natureza, por aventuras, adrenalina e esportes radicais, tendo a patinação in-line como seu esporte favorito. Letícia afirma que mudou muito quando entrou para o escotismo, depois de seu filho. Não tinha ideia de o quanto poderia aprender com as pessoas o tempo todo, inclusive com os jovens. Vivia muito dentro de uma rotina estressante casa-trabalho-casa, mas, hoje, vê que não se tem só essas coisas para se fazer. Depois que o movimento escoteiro passou a fazer parte de sua vida, aprendeu a ser uma pessoa mais séria com seus compromissos, mais correta com as pessoas e mais disposta a servi-las com o seu Melhor Possível.
Chefe Assistente da Tropa Escoteira "Arara Azul", Viviane Ribeiro Bortoliero é casada com o Mestre Pioneiro Evandro, mãe da MaLu (guia) e do Felipe (escoteiro). Fez magistério, pedagogia e é pós-graduada em educação especial; acredita que a educação é transformadora e faz essa mágica acontecer na sua sala de aula (uma professora com alma escotista!). Quando criança, tinha o desejo de ser escoteira ou bandeirante, mas a vida a levou por outros caminhos. Está engajada no movimento escoteiro, antes como mãe e agora como uma escotista apaixonada! Para ela, o movimento escoteiro é capaz de tocar a vida de muitas pessoas, pois “o melhor meio de alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros” (B.-P.).
Chefe de seção da Tropa Sênior "Kaluanã", Alvaro Monteiro é casado com Cindy e pai da Lívia e da Lorena. É Técnico de Segurança do Trabalho e atualmente está cursando Engenharia Ambiental. Foi Escoteiro e Sênior e hoje já atua como escotista há 17 anos. É apaixonado por aventuras, natureza e rolês de moto.
Assistente da Tropa Sênior "Kaluanã", Walkiria Lobo (sim, Lobo é mesmo o sobrenome dela!) é apaixonada pelo Escotismo desde 26/02/2000, quando entrou para o Movimento pelo 59º/SP Grupo Escoteiro “Aimorés”. Já foi Akelá, Chefe de Tropas Escoteira e Sênior e Mestra Pioneira, além de Diretora Presidente de Grupo Escoteiro. Graduou-se em Letras (Licenciatura Português/Inglês, com ênfase em tradução e interpretação) e em Pedagogia, porém não atuou como professora na educação formal, só no Escotismo. É mãe do Thiago (38) e da Thalita (24); madrasta (má não: BOAdrasta rsrs) do Gustavo (32) e da Naama (24). Avó da Malu (12), Thiaguinho (10), Rodrigo (8) e Flavinha (3 aninhos). Casada com o melhor marido do mundo, o Doni há mais de 20 anos (e planejando os próximos 20). Dizem que tem uma caligrafia bonita (vai ver que ela acreditou, por isso, sobrescrevia convites para casamento). Outras coisas que a divertem muito são: estudar danças orientais (praticou dança do ventre por vários anos) e jogar vôlei. Das coisas mais incríveis que já fez na vida, 70% foi no movimento escoteiro, inclusive nos 5 Jamborees Nacionais dos quais participou (o menor tinha 5.000 escoteiros de todo o Brasil). Atualmente, desenvolve um projeto de educação parental nas redes sociais, com intuito de ajudar mães (e pais) de adolescentes a se relacionarem de forma mais assertiva com seus filhos(as).
Visite: youtube.com/walkirialobo
Mestre Pioneiro Chefe da Seção Clã Pioneiro "ArchYmedes", Evandro Bortoliero é casado com Viviane, pai da MaLu (guia) e do Felipe (escoteiro). Fez Análise de Sistemas, é Gerente de Projetos e adora Star Wars! É um entusiasta do movimento escoteiro! Apaixonado por aventuras, cheio de energia, quer levar um muito do que aprende e deixar um pouco do que ensina! Acredita que os valores da lei e promessa escoteiras fazem a diferença no mundo. Acredita que o escotismo pode melhorar o mundo.
Mestra Pioneira assistente do Clã Pioneiro "ArchYmedes", Eliane Gonçalves é integrante no Movimento Escoteiro desde 1997, quando entrou como membro juvenil no 59°/SP GE "Aimorés". Foi Escoteira, Guia e Pioneira. Ficou ausente do escotismo por 7 anos e retornou em 2018 como escotista do Ramo Pioneiro pelo qual é apaixonada. No escotismo, quando jovem, alcançou os distintivos máximos dos ramos pelos quais passou, o que a possibilita entender as diversas dificuldades que muitos jovens enfrentam nesse processo de conquista. Enfermeira de graduação e Mestra em Ciências, atuando na área hospitalar desde 2005, possui publicações e trabalhos científicos em revistas de enfermagem e congressos, sendo o mais significativo na área de Tecnologia e Inovação em Enfermagem. É mãe da Mavi (17), do Luiz (14) e da Ana (10), todos escoteiros. Possui afinidade com áreas incomuns como: leitura diversa, aromaterapia, cromoterapia, meditação, espiritualidade, cosméticos artesanais, e ainda consegue bordar tecidos. Acredita que o escotismo é mais que um método de ensino-aprendizagem, é uma opção de vida.
Diretor de Contabilidade. Carlos Eduardo Paladino, está no movimento desde 03/2021. Casado com Bernadette há 16 anos e pai do Raphael (15). Formado em Técnico Contábil, empresário atuando no setor Contábil há 33 anos. Gosta de esportes de velocidade e música, tem como hobby atividades em madeira, gosta de zelar pelo patrimônio em geral. Acredita que o movimento escoteiro é capaz de propiciar a convivência em grupo, educar socialmente os jovens transferindo valores morais, éticos e de respeito ao próximo, tornando-os cidadãos melhores para o mundo.