A Assembleia é formada por todos os jovens da tropa. Todos tem direito a voz e voto. Já os escotistas participam com direito a voz, mas sem direito a voto.
No começo de cada Assembleia será eleito um escoteiro que desempenhará o papel de presidente e que terá a responsabilidade de conduzí-la. Esta deve se reunir no mínimo duas vezes em cada ciclo de programa.
Estabelecer as normas de funcionamento ou de convivência. Como as normas afetam a todos, todos participam de sua determinação.
Decidir quanto às atividades da tropa que serão realizadas em cada ciclo de programa e aprovar o calendário de atividades, organizado pela Corte de Honra.
Informe-se, antes de participar, sobre os temas que serão tratados. A isto chama-se “pauta”;
Escute atentamente as ideias e pontos de vista dos demais sem interromper;
Se deseja falar, peça antes a palavra;
Exponha suas ideias e pontos de vista de maneira respeitosa sem agressões ou grosserias;
Pergunte sobre os aspectos que não estão claros;
Nos momentos de votação, busque compreender claramente o que esta sendo votado e como isto é importante para o funcionamento da tropa;
Apoie as propostas ou ideias que você entende que são melhores ou lhe agradam mais, mesmo se forem de membros de outra patrulha. Para mais informações sobre as Assembleias de Tropa basta consultar seus guias da “Aventura Escoteira”.