O Conselho de Patrulha é a reunião de todos os integrantes da patrulha, para discutir e tomar decisões sobre os temas que são de interesse de todos. O Conselho é presidido pelo monitor, mas isso não quer dizer que ele ou ela seja a única pessoa que pode falar, que decide ou prepara o tema a ser discutido; sua função é a de ordenar e conduzir a discussão para que todos, sem exceção, tenham a oportunidade de se expressar. No Conselho de Patrulha, os escoteiros:
Aprovam as atividades da patrulha para um ciclo de programa e das atividades que a patrulha proporá para que sejam realizadas pela tropa;
Avaliam as atividades de patrulha e aquelas realizadas pela tropa;
Contribuem, por meio de comentários, para a autoavaliação da progressão de cada jovem;
Elegem o monitor e o submonitor da patrulha;
Determinam os encargos na patrulha e avaliam o desempenho dos responsáveis;
Administram os recursos da patrulha.
É conveniente que se reúnam em um lugar confortável e tranquilo, sem barulhos ou distrações, em um ambiente em que todos possam falar e escutar. É realizado toda vez que a patrulha achar necessário, mas devem ter cuidado para não transformá-la em encontro comum. Um Conselho de Patrulha é um evento importante e deve ser tratado como tal e registrado no livro de patrulha. Em sua patrulha...
Existe um livro de patrulha atualizado?
Nomearam um secretário ou secretária da patrulha?
Todos conhecem com antecipação os temas que serão tratados no Conselho de Patrulha?
O monitor, o secretário ou qualquer outro membro tomam notas sobre o que é discutido durante o Conselho de Patrulha?
O monitor leva o livro de patrulha para a Corte de Honra?
Os temas que serão tratados no Conselho de Patrulha são preparados com antecedência?
Nos guias da “Aventura Escoteira” você poderá encontrar algumas ideias para melhorar a qualidade dos Conselhos de Patrulha, como tomar decisões, uso da palavra etc.
Além de um grupo de amigos, a patrulha é uma equipe que, da mesma forma que nos esportes coletivos (futebol, vôlei, etc.) necessita que cada “jogador” desempenhe sua função de maneira eficiente. As equipes, para terem êxito, necessitam que todos coloquem o seu melhor a serviço de um objetivo comum.
Em uma boa patrulha ocorre algo similar: cada um dos escoteiros é responsável pelo funcionamento da patrulha. Para isso cada um deve ter ao menos um encargo que é atribuído pelo Conselho de Patrulha e será desempenhada por um determinado tempo.
Alguns dos encargos necessários para o bom funcionamento de uma patrulha são: monitor, submonitor, secretário, tesoureiro, almoxarife, cozinheiro, enfermeiro, animador e outros que surgem espontaneamente das necessidades de organização da patrulha.
Os escoteiros devem fazer periodicamente um rodízio entre esses cargos. Mas, se o Conselho de Patrulha assim o desejar, qualquer um pode ser reeleito para o cargo.