O mapa de progressão é uma forma de ajudar você a conquistar o Cruzeiro do Sul, o distintivo mais importante do seu Ramo! Como lobinho, você tem muitas responsabilidades, mas também muita diversão pela frente.
Para deixar essa caminhada mais fácil, o mapa de progressão do Ramo Lobinho pode ser usado para marcar todo o seu crescimento.
A partir de sua entrada na alcateia, o Akelá vai acompanhar seu desenvolvimento, dando uma ajudinha sempre que você precisar. Ao aprender tarefas simples, que são feitas no nosso dia a dia, você mostra que consegue se cuidar e que sabe o quanto é importante cada um fazer a sua parte.
Para chegar ao Cruzeiro do Sul, há um caminho que você precisa seguir – para cada item que você completar, um sinalzinho deve ser feito no mapa.
Isso vai ajudar você e o Akelá a lembrar de todos os detalhes de sua jornada. Além disso, você precisa conquistar cinco especialidades, uma Insígnia de Interesse Especial, participar de três acampamentos ou acantonamentos e ir na maioria dos sábados de atividade no seu grupo escoteiro.
Mãos à obra, lobinho!
Distintivo de Lobo Pata-tenra - Todas as crianças devem percorrer o caminho da integração, independentemente de sua idade, pois é nessa etapa que ela faz amizade com os outros integrantes da Alcateia e adquire confiança nos escotistas. Nesse período ela aprende a reconhecer os nomes e símbolos, e recebe informação básica sobre o Grupo Escoteiro. Associa-se à imagem de um lobo recém-nascido.
Distintivo de Lobo Saltador - Começa após a cerimônia de Integração e nela a criança começa a descobrir o universo escoteiro, vivenciando atividades típicas da Alcateia e conhece lobinhos e lobinhas de outras Alcateias. Neste trecho a criança já pode começar a conquistar Especialidades e trabalhar para a conquista de alguma insígnia de seu interesse. Associa-se às características de curiosidade e deslumbramento diante das descobertas de sua própria capacidade.
Distintivo de Lobo Rastreador - Neste trecho a criança deve realizar atividades pessoais e coletivas. Associa-se ao comportamento em busca de objetivos, já que conhece o ambiente que vive.
Distintivo de Lobo Caçador - Agora a criança já sabe rastrear, portanto está pronta para ir à caça. Associa-se à postura do lobo que domina as suas capacidades, possui objetivos definidos e se empenha em conquistá-los.
É um distintivo redondo de tecido azul marinho, com um círculo tendo ao centro o Cruzeiro do Sul, ambos em dourado.
O distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa e pode ser usado até a conquista do distintivo Lis de Ouro, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Escoteiro.
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional ao Lobinho especialmente recomendado pelos escotistas da Alcateia que:
• Tenha conquistado todas as atividades previstas no 2° Guia do Caminho da Jângal;
• Tenha participado de, no mínimo, três acampamentos ou acantonamentos;
• Tenha conquistado, no mínimo, cinco especialidades em pelo menos três ramos de conhecimentos diferentes;
• Tenha conquistado uma das quatro Insígnias de Interesse Especial do Ramo Lobinho: Insígnia Mundial Escoteira de Meio Ambiente, ou a Insígnia da Lusofonia, ou Insígnia do Cone Sul, ou a Insígnia da Boa Ação;
• Seja recomendado pelos Velhos Lobos e pela Roca de Conselho por ser um Lobinho dedicado, frequente às atividades da Alcateia e cumpridor da Lei e Promessa do Lobinho.