No Ramo Escoteiro você realiza tantas atividades que anotar todas elas facilita bastante na hora de conquistar sua Lis de Ouro! Para isso, você tem duas ferramentas bem simples à sua disposição: o mapa de progressão e o aplicativo de Progressão do Ramo Escoteiro – os dois servem para marcar as atividades realizadas durante sua “Aventura Escoteira”.
Cada item que você completa significa que você está um passo mais perto do distintivo de Escoteiro Lis de Ouro. E não é só isso, você mostra para seu chefe e amigos o quanto você é responsável e capaz de se virar em todo tipo de situação; ao ver você se desenvolvendo tão rapidamente, seus companheiros de patrulha vão querer o mesmo e você vai poder ajudá-los! Deixe seu chefe por dentro de todas as suas conquistas: ele poderá dar uma mãozinha quando você precisar.
Além do trajeto que está no mapa, você vai precisar tirar pelo menos uma Insígnia de Interesse Especial, ter o cordão de eficiência vermelho e branco, ter 10 noites de acampamento com sua patrulha ou tropa e conquistar uma das Insígnias da Modalidade do Ramo Escoteiro. Mas esteja “Sempre Alerta”, depois de tudo isso, você ainda precisa de uma indicação da Corte de Honra e do Escotista.
Conquistar a Lis de Ouro mostra que você se divertiu muito, mas também se desenvolveu demais.
Mãos à obra, Escoteiro?
Distintivo de Pista - A primeira tarefa de nosso desenvolvimento, como em toda e qualquer exploração ou pesquisa, consiste em seguir as pegadas que foram deixadas pelos que nos antecederam ou pelos fatos já ocorridos. Esses sinais estão por todos os lados e nos desafiam a iniciar a aventura de descobrir novos territórios em companhia de nossos amigos. É tudo uma questão de observar e seguir a diante.
Distintivo de Trilha - Uma trilha é quase sempre um caminho difícil, cheio de subidas e decidas, mas que oferece a esperança de que numa de suas curvas, vai se abrir sobre campos extensos e abertos, que mostram com bastante clareza onde estamos e para onde vamos. .
Distintivo de Rumo - Quando a trilha que você percorreu na etapa anterior chegar a um ponto onde tudo se vê com clareza, aparecerão as diferentes rotas que você poderá seguir. É o momento que recorremos á bússola, observamos a rosa dos ventos e traçamos o rumo que vamos seguir até o horizonte.
Distintivo de Travessia - Travessia é a última etapa de sua progressão no ramo escoteiro. Para os que ouvem o chamado para continuar explorando novos territórios, a busca nunca termina e a missão nunca estará concluída. Assim como acontece com os grandes exploradores, é a hora de enfrentar as montanhas mais altas, de atravessar os desertos mais inóspitos ou de cruzar os mares em busca de novas experiências, buscando continuar crescendo como pessoa.
É um distintivo em forma de elipse, na cor azul, dentro do qual está bordada a flor de lis, em dourado.
O distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa e pode ser usado até a conquista do distintivo Escoteiro da Pátria, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Sênior.
Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao Escoteiro especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa, que:
• Tenha realizado a totalidade das atividades previstas no Guia da Aventura Escoteira - Rumo e Travessia;
• Possuir o Cordão Vermelho e Branco;
• Possuir uma das seguintes Insígnias de Interesse Especial do Ramo Escoteiro: Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone Sul ou Insígnia da Ação Comunitária;
• Possuir pelo menos 10 noites de acampamento, como Escoteiro, com sua Patrulha ou Tropa Escoteira;
• Possuir a Insígnia da sua respectiva modalidade (Aviador, Grumete e Explorador), do Ramo Escoteiro.