O EducAÇÃO ESCOTEIRA é um projeto dos Escoteiros do Brasil que é realizada anualmente, executada dentro de espaços de instituições de ensino, oferecendo aos estudantes a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo.
A ideia central é levar o Grupo Escoteiro para dentro da escola, simultaneamente em todo o Brasil, com potencial para alcançarmos mais de 1.200 estabelecimentos de ensino.
O Escotismo possui uma sólida experiência em proporcionar atividades educativas de forma divertida e atraente e temos, a cada ano, um novo conjunto de atividades propostas. É um projeto de grande impacto social, na medida em que foram beneficiados, com essa experiência educativa e divertida, não apenas os nossos associados, mas, especialmente, milhares de estudantes em todo o Brasil.
O evento do ano de 2023 ocorreu na escola EMEF Dr. Julio Cesar Volatrelli e contou com mais de 100 participantes, lobinhos escoteiros e alunos do 4º e 5º ano.
Os participantes foram divididos em 10 patrulhões que tinham nomes de animais brasileiros em risco de extinção sendo eles: Ararajuba, Ariranha, Boto-cor-de-rosa, Lobo guara, Mico-leão-dourado, Onça pintada, Sapo folha, Tatu-bola, Tartaruga-de-couro, Tamanduá bandeira.
Para as atividades foi montado estações de aprendizagens onde as parulhas competiam entre si:
Base de medidas, desafiando os jovens a medirem com o pés;
Base memoria afiada, desafiando os jovens a memorizar um quadro de imagens;
Base da fruta, convidando os jovens a comer frutas e discutir sobre alimentação saldável;
Base de cabo de guerra elétrico, convidando os jovens a experimentar a eletricidade do corpo humano;
Base da cadeia alimentar, desafiando o jovens a encontrar o lugar correto dos alimentos na pirâmide alimentar.
Essa competição resultou na premiação:
3º lugar para patrulha Ariranha,
2º lugar para patrulha Tatu-bola,
1º lugar para a patrulha Tartaruga de couro.
Terminamos a atividade com os agradecimentos, para a coordenadora do evento, para a diretora Adriana por permitir que a educação escoteira ocorresse, aos escoteiros pela paciência com os mais novos e por serem os monitores dos patrulhões e aos alunos da escola pela educação e por participarem da atividade.