A 3ª edição da Aventura Sênior Distrital organizada pelo 339º/SP Grupo Escoteiro "Carcarás" foi realizada nos dias 29/4 a 1º/5/2023 no município de Jaboticabal, mas, para os seniores e guias do 356º/SP GE "Ribeirão Preto" a aventura começou na noite do dia 28/4, quando chegamos na sede do GE anfitrião.
No sábado durante o dia todo foram realizadas palestras e atividades instrutivas, com destaque para culinária mateira, primeiros socorros e animais peçonhentos e venenosos. à noite, após o jantar e a palestra sobre acampamento volante, iniciou-se a jornada de 13 Km a pé, carregando a mochila com todo o equipamento individual, mais a alimentação. Foi extremamente desafiador para os jovens e adultos que, durante a recente pandemia tinham perdido seu condicionamento físico (e, até mesmo, algumas técnicas mateiras já aprendidas, estavam "enferrujadas").
Chegamos à fazenda Santa Cecília com o dia quase nascendo. Os últimos a dormirem foram os chefes, que, até verificar se todos estavam bem acomodados e protegidos do frio, já tinha sol alto no horizonte... (Aliás, que linda paisagem a do sol nascendo no horizonte daquela fazenda de café bicentenária!).
Durante o domingo, muitos desafios, inclusive de construir uma jangada com câmaras de pneus de carro e bambus. A primeira jangada a ser lançada no açude foi a do 356º/SP GE "Ribeirão Preto", cujos seniores e guias se divertiram pra valer, já que os coletes salva-vidas deixava a todos muito à vontade para se divertirem sem preocupações na jagada e nadando no enorme açude da fazenda.
Um dos grupos escoteiros desistiu da aventura. Os jovens, muito novos em idade para a Tropa Sênior, estavam tecnicamente preparados para tudo, mas, não para a longa distância percorrida com mochilas pesadas. Ficamos tristes e oramos por eles nos momentos de reflexão...
Ao cair da noite, foi reunida a Corte de Honra Distrital, com a presença do Comissário Distrital Adjunto para determinar se a atividade teria continuidade ou seria interrompida. Mas, a Corte decidiu por unanimidade continua a programação e iniciamos os preparativos para a segunda etapa da jornada. Desta vez, o percurso foi menor (apenas 6,5 Km) e, no percurso, visitamos o aterro sanitário de Jaboticabal (impressionante o volume de lixo que produzimos nos centros urbanos!).
Chegando ao Sítio Santo Antônio, acampamos ouvindo o som da belíssima cachoeira, aos pés da Usina Hidrelétrica de Córrego Rico, construída nos primeiros anos do século XX (hoje, inativa).
Depois do café da manhã, partimos para o trecho final do acampamento volante, de volta à sede do GE "Carcarás" (mais 11 Km), primeiro trecho realizado durante o dia. O sol estava forte, mas, os jovens não desistiram e foram até o fim, cantando a maior parte do percurso.
A sensação de triunfo ao chegarmos na sede do GE Carcarás e darmos o grito do Ramo Sênior foi indescritível. Só quem esteve lá pra saber... E, para finalizar com chave de ouro, fomos recebidos pela equipe do grupo anfitrião, que prepararam um deliciosa refeição, com direito a suco gelado e sorvetinho chup-chup no final.
Temos certeza de que esse acampamento será lembrado por muitas décadas por quem dele participou. Foi incrível!