Seguindo a Política Nacional de Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil, realizamos mais uma atividade em conjunto com os Clãs de Ribeirão Preto (GE BAOBÁ + GE AIMORÉS + GE RIBEIRÃO PRETO) onde a programação foi montada pelos próprios pioneiros com auxílio da mestra Lisa.
Nos encontramos no período da tarde no Colégio Itamarati, que gentilmente cedeu seu espaço para a atividade à pedido do GE AIMORÉS, que estava presente neste dia em atividade juntamente com o grupo todo.
Nesta reunião estivemos com jovens de 17 a 19 anos e foram trabalhados duas áreas de desenvolvimento sendo elas “físico” e “caráter” através de atividades dirigidas pela Mestra Lisa e pela equipe de pesquisa do departamento de Química da Universidade de São Paulo - unidade Ribeirão Preto.
A palestra direcionada ao combate e prevenção de drogas intitulada “Cigarro Eletrônico, Drogas e outras coisas” foi ministrada pela Dra Aline Bruni e o doutorando Caio Rodrigues, e compôs uma parte da programação, que foi completada uma discussão sobre as virtudes pioneiras.
No decorrer da atividade, os pioneiros tiveram a oportunidade de desenvolver ou aprimorar as seguintes competências (abaixo descritas), extremamente necessárias e importantes para vivência da cidadania ativa, como prevê nossa Programa Educativo:
Assumir a parcela de responsabilidade que lhe cabe no desenvolvimento harmônico do seu corpo, conhecendo os processos biológicos que o regulam.
Reconhecer suas capacidades e procurar superar as suas limitações, aceitando-se com autocrítica e mantendo uma boa imagem de si mesmo.
Ser o principal responsável pelo seu desenvolvimento pessoal, assumindo a vida como um processo permanente de aperfeiçoamento.
Ao final da atividade, pudemos concluir que a união entre os pioneiros da cidade que têm sido extremamente positiva e se mantêm fortalendo cada vez mais os vínculos e laços fraternos dentro e fora do movimento escoteiro. Os pioneiros trouxeram pontos positivos e aguardam pelo próximo encontro, previsto para acontecer em breve.
SERVIR!