A colaboração do Movimento Escoteiro com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) remonta à década de 1970, quando o primeiro distintivo escoteiro de conservacionismo foi criado, como forma de reconhecer a preocupação do Movimento Escoteiro com a proteção do meio ambiente.
Em 2008, o Programa Escoteiro Mundial para o Meio Ambiente (WSEP – sigla em inglês) foi criado para oferecer uma proposta atualizada de educação ambiental. Em 2016, o Comitê Escoteiro Mundial consolidou os programas mundiais Mensageiros da Paz (MoP), Programa Escoteiro Mundial para o Meio Ambiente (PSMMA) e o reconhecimento Escoteiros do Mundo (SDM) sob a plataforma Mundo Melhor, de modo a oferecer uma estrutura integrada e um sistema de suporte para desenvolver capacidades, otimizar recursos e alinhar objetivos compartilhados.
Em 2018, o Escritório Mundial Escoteiro criou a iniciativa Escoteiros pelos ODS, e todas as iniciativas da plataforma Mundo Melhor iniciaram o processo de alinhamento de sua proposta educativa com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD), incluindo as oito competências-chave para a sustentabilidade e as Características Essenciais do Escotismo como marco de educação não formal.
Para estabelecer uma visão de futuro sobre educação para sustentabilidade no escotismo, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) identificou diferentes áreas de atuação, com foco no desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem dentro do programa educativo, visando abordar a participação dos jovens em questões comunitárias, bem como oferecer atividades que contribuíssem para seu crescimento pessoal. Essas áreas refletem os principais desafios e tendências que os jovens enfrentam hoje e no futuro próximo em suas comunidades, conforme descrito no Relatório Mundial da Juventude das Nações Unidas.
A iniciativa Tribo da Terra (Earth Tribe) e seus desafios buscam especificamente abordar questões ambientais e de sustentabilidade, tais como mudanças climáticas, promoção de hábitos sustentáveis para um estilo de vida ecológica e saudável, e a conexão com a natureza através de iniciativas que busquem protegê-la. E para isso, surgiram as três insígnias novas, apresentadas nos manuais abaixo, são elas: Campeões da Natureza, Reduzir Reciclar e Reutilizar e Escoteiros pela Energia Solar.